Solicite um Orçamento
  • Conheça a Linha Mega25 de Esquadrias!

    De pequenos a vãos de maior tamanho, o sistema Asa Mega 25 é ideal para soluções em projetos residências de médio a alto padrão.

    Saiba Mais
  • Confira a Linha de Box Convencional!

    Ouvindo o Mercado, a Tangará voltou com nosso know-how e soluções em Box para Banheiro. Confira!

    Saiba Mais
  • Abra portas! Seja nosso parceiro!

    A Tangará Esquadrias expande nossas relações de parcerias para revenda de nossos produtos.

    Saiba Mais

O alumínio é ecologicamente correto?

18 de outubro de 2016 por Jefferson Sobral

Escolher portas e janelas de alumínio é uma atitude ambientalmente correta? Vamos tirar essa dúvida

O alumínio é ecologicamente correto?

O alumínio é, sem dúvida, o material de construção mais sustentável no mundo e também é altamente reciclável. Um exemplo claro foi quando o velho Estádio de Wembley, em Londres, foi demolido, simplesmente 96% de todo alumínio da construção foi recuperado e reciclado.

Os mais recentes processos de reciclagem cria um alumínio reaproveitado de alta qualidade que não perde nenhuma das propriedades físicas da matéria-prima e, também, usa apenas 5% do esforço energético que seria necessário para retirar o alumínio primário da natureza. Após este processo, este alumínio pode ser utilizado para uma gama infinita de aplicações. Além disso tudo, o alumínio pode ser reciclado incontáveis vezes.

A tendência atual em políticas ambientais se concentra, principalmente, na sustentabilidade e nas credenciais recicláveis de materiais de construção. Dessa maneira, todos os profissionais e consumidores devem estar focados nestes atributos e utilizar produtos comprovadamente sustentáveis.

Outro detalhe importante, não basta ser sustentável, tem que ter valor de mercado. O campeão absoluto da reciclagem no Brasil é o alumínio com 91,5% da matéria prima utilizada na indústria vinda de alumínio reciclado, segundo dados do IBGE. Assim, o alumínio já está inserido no ciclo de sustentabilidade nacional, dando certeza que a escolha desse metal fará sua obra ecologicamente saudável por décadas ou, até mesmo, séculos.

Por esse motivo, o alumínio agrega muito mais valor a uma obra em relação a outros materiais, pois é comercialmente valioso e viável.

Ainda, combinado com outros materiais e uma arquitetura inteligente, o alumínio pode contribuir na eficiência energética de um edifício, assunto que discutiremos em breve.
Na Tangará, trabalhar com alumínio é um prazer. 99% dos nossos refugos de produção são enviados para reciclagem, incluindo, até mesmo, o pó do alumínio resultado de seu corte. Não é só sustentavelmente correto, é financeiramente inteligente, o que faz o seu orçamento mais enxuto.

Assim, respondendo a pergunta do título, ao escolher portas e janelas de alumínio, pode estar certo que você está escolhendo um material cuja produção tem um impacto mínimo em longo prazo para o meio ambiente, comprovadamente sustentável por centenas de anos e infinitamente reciclável.

 

Fontes: Uol/IBGE & Duration UK